Quem sou eu

Minha foto
'' Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás. ''

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Escola da Pintura


Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida.
resposta difícil, não é ?
Vou contar como respondi.
Imagine uma escola de pintura. Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas. As tintas, os pincéis e os materiais de pintura estão espalhados por toda a sala, algusn bem acessíveis, outros em locais bem difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professores. É tudo por sua conta.
O que você faria nessa situação ? Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tintas em sua tela ? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso ? Juntaria sua tela às de outras pessoas e pintaria um grande painelem equipe ? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros ? Utilizaria apenas os materias mais acessíveis ou batalharia para conseguir os materiais mais difíceis ?
Volto a perguntar, o que você faria ?
Na minha opinião, a vida é como esta escola de pintura. As pinceladas são nossas ações.
Às vezes, damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. São as nossas boas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranquilos e com um sorriso no rosto.

Outras vezes borramos todo o nosso quadro e pensamos: '' Argh! estraguei tudo. Não tem mais jeito. '' Cogitamos até jogas a tela fora e parar tudo. Vamos dormir arrasados e queremos morrer.
É nesta hora que precisamos lembrar da escola da pintura. Não se desespere. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima.
Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria, volte lá e conserte. Se deixou passar uma oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça o elogio. Se teve vontade de acariciar alguém e não fez, faça-o na próxima vez que encontrá-lo (a) e diga-lhe que está acertando seu quadro, tenho certeza que você sera comprreendido.
A única coisa que você nao deve deixar de fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se eles estiverem lá, corrija-os. É corrigindo que aprendemos a nao cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores.
Fazendo assim, não importa teremos mais duzentos anos ou apenas mais um dia para nossa pintura, quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza todos nós temos.

Está, é a parte de um livro que estou lendo, achei super interessante, e realmente deveríamos por em prática, por mais que seja difícil não custa tentar. Pra quem se interessar pelo livro o nome é '' O livro da Bruxa ''

Um comentário:

  1. Belo texto.

    Obrigada pela visita e por seguir o blog :)
    Estou seguindo também

    http://limao-e-mel.blogspot.com/

    :*

    ResponderExcluir